Encontros para Pactuação e Formação em Aprendizagem Cooperativa
A proposta de Aprendizagem Cooperativa em andamento na SEDUC/CE tem como foco formar estudantes das escolas da rede pública de ensino do estado para serem articuladores de células estudantis. A perspectiva aplicada atualmente aborda e apresenta a Aprendizagem Cooperativa como uma ferramenta para estimular e contribuir na preparação dos estudantes para o seu ingresso na universidade, com base na experiência do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE).
A Aprendizagem Cooperativa enquanto metodologia que coloca o estudante como elemento central e principal no processo de aprendizagem, apresenta um significativo potencial como estratégia de promoção da cultura da paz nas escolas, em sintonia, portanto, com os princípios filosóficos e educacionais com o Programa Geração da Paz.
Dessa forma, o encontro de formação em Aprendizagem Cooperativa, com agentes educacionais da Crede 7, tem como objetivos: contribuir para a implantação e consolidação da Aprendizagem Cooperativa no âmbito da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE); caracterizar as oportunidades e as potencialidades no contexto operacional, estratégico e programático da SEDUC/CE para aplicação e reaplicação da Aprendizagem Cooperativa de modo integrado ao conjunto de políticas públicas, programas e outras iniciativas de educação já em desenvolvimento, enfatizando o papel estratégico da metodologia para promoção da cultura da paz nas escolas; e construir um modelo de operacionalização da Aprendizagem Cooperativa, com base em seu potencial e nas oportunidades de integração com as estratégias planejadas e em curso da SEDUC/CE.
Na opinião do prof. Flávio Mesquita, coordenador do Programa Geração da Paz e consultor da Unesco, “esta é uma oportunidade não apenas para subsidiar a SEDUC/CE com informações sobre um modelo viável de aplicação da Aprendizagem Cooperativa, mas para disseminá-la para outros atores estratégicos”.
Obs: Esta publicação é referente aos dias 19 de Agosto e 04 de setembro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário