Caravana da Paz

A Coordenadoria de Defesa Social - CODS, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, possui um conjunto de atividades para a preservação da paz social no território cearense. Desde 2009, a CODS vem desenvolvendo ações em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará visando a não violência nas escolas e entorno. Sendo assim, o Grupo Intersetorial de Cultura de Paz organizou o Projeto Caravana da Paz, com o intuito de disseminar o dispositivo Constitucional que diz “a segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos”.

A perspectiva do projeto é a aproximação da juventude cearense (estudantes das escolas públicas) com os órgãos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil), Academia Estadual de Segurança Pública e Coordenadoria Estadual  de Direitos Humanos, vislumbrando o principio de Segurança Cidadã.
O contato dos jovens com as atividades e projetos sociais, oferecidos pelas SSPDS, AESP, CDH em parceria com o  Programa Geração da Paz - SEDUC,  para a redução de conflitos, a garantia dos direitos individuais e coletivos, a segurança pública e o enfrentamento de calamidades possibilitará a construção do sentimento de segurança, gerando a paz intrapessoal e eleva o capital social da sociedade cearense.
A Caravana da Paz pretende percorrer as sedes das corporações para explanar sobre a estrutura organizacional e apresentar as práticas exitosas desenvolvidas pelos trabalhadores de segurança pública no Ceará:
Policia Militar - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência-PROERD;
Secretaria de Seguraça Pública
Policia Civil – Divisão de Proteção ao Estudante-DIPRE;
Coordenadoria de Direitos Humanos.

Objetivo
  • Com o objetivo de promover a aproximação dos estudantes das escolas públicas estaduais cearenses dos órgãos da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, primando pelo principio da cultura de paz.
  • Maximizar a confiança da juventude nos órgãos de segurança pública;
  • Refletir sobre a prevenção a violência e sobre a importância do engajamento de cada um em movimentos organizados que contribuam para a edificação da cultura de paz em suas escolas e comunidades através da parceria com os órgãos de Segurança Pública, Poder Público e organizações não governamentais.
Proporcionamos:
  • O agendamento de ônibus;
  • Servimos um lanche festivo;
  • Convidamos previamente escola com 32 alunos por atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário