Leia Mais


TRECHOS DE UMA ENTREVISTA...

Como vem sendo desenvolvido?
Neste período inicial de um ano e meio, além de encontros de sensibilização e reuniões de apresentação do Programa, direcionados aos gestores, foram e serão feitas oficinas de levantamento de necessidades e potencialidades, bem como de planejamento de ações nas escolas, que busquem fortalecê-las na criação de condições de transformação dos relacionamentos e aperfeiçoamento das aptidões e competências direcionadas à geração de uma cultura de paz nas mesmas e nas comunidades em que estão inseridas.

O que cabe à Coordenação do Geração da Paz?
À coordenação do Programa cabe traduzir e dar publicidade aos anseios e necessidades expressos pelas escolas, assim como seus avanços, de forma que a sociedade em geral (indivíduos e instituições) possa se associar a este mutirão, como parceiros, na oferta de respostas e soluções.
 
Qual o objetivo do Programa?
O objetivo maior do “Geração da Paz” é o desenvolvimento de estratégias de aproximação entre a escola e a comunidade, atuando, assim, através da valorização dos saberes e experiências locais que dêem suporte para essa construção de uma cultura de paz no estado do Ceará. Nesse aspecto, integram-se iniciativas e projetos já em andamento nas escolas, que estejam afinados com a temática da paz.
 
Qual a Proposta do Geração da Paz?
O Programa se propõe a contribuir para melhorar a ambiência nas escolas com ações de promoção de uma cultura de paz, integradas às demais, possibilitando, portanto, a melhoria do processo de educação e das relações entre escola e comunidade e promovendo a inclusão social, fortalecendo a participação cidadã. Para tanto, o “Geração da Paz” foca no princípio da autogestão destas escolas, para que possam se nortear em busca de sua própria paz e, desta forma, colaborar com a paz do todo.
 
Quem se beneficia com o Geração da Paz?
Consideram-se beneficiários diretos deste Programa gestores, professores e outros servidores e alunos do ensino médio, assim como suas famílias e a comunidade escolar (dentro e fora da escola).
 
Quais ações estratégicas estão previstas neste processo de construção de capacidades?
  • Subsidiar as escolas para a criação de espaços alternativos de cultura, educação e lazer, inclusive nos finais de semana, para os jovens, as famílias e suas comunidades, visando a transformação das relações entre a escola e a comunidade através da  construção de uma cultura de paz.
  • Criar um sistema de capacitação e formação continuada para a construção e a consolidação de uma cultura de paz.
  • Criar uma rede com sistemas de informação e comunicação para mobilizar diferentes atores sociais a se engajarem nas ações de promoção de desenvolvimento comunitário e do protagonismo juvenil e cultura de paz.
  • Desenvolver e operacionalizar um sistema de avaliação das ações desenvolvidas no Programa, com a participação dos atores sociais envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário