TRECHOS
DE UMA ENTREVISTA...
Como
vem sendo desenvolvido?
Neste
período inicial de um ano e meio, além de encontros de
sensibilização e reuniões de apresentação do Programa,
direcionados aos gestores, foram e serão feitas oficinas de
levantamento de necessidades e potencialidades, bem como de
planejamento de ações nas escolas, que busquem fortalecê-las na
criação de condições de transformação dos relacionamentos e
aperfeiçoamento das aptidões e competências direcionadas à
geração de uma cultura de paz nas mesmas e nas comunidades em que
estão inseridas.
O que cabe à Coordenação do Geração da Paz?
À
coordenação do Programa cabe traduzir e dar publicidade aos anseios
e necessidades expressos pelas escolas, assim como seus avanços, de
forma que a sociedade em geral (indivíduos e instituições) possa
se associar a este mutirão, como parceiros, na oferta de respostas e
soluções.
Qual
o objetivo do Programa?
O
objetivo maior do “Geração da Paz” é o desenvolvimento de
estratégias de aproximação entre a escola e a comunidade, atuando,
assim, através da valorização dos saberes e experiências locais
que dêem suporte para essa construção de uma cultura de paz no
estado do Ceará. Nesse aspecto, integram-se iniciativas e projetos
já em andamento nas escolas, que estejam afinados com a temática da
paz.
Qual
a Proposta do Geração da Paz?
O
Programa se propõe a contribuir para melhorar a ambiência nas
escolas com ações de promoção de uma cultura de paz, integradas
às demais, possibilitando, portanto, a melhoria do processo de
educação e das relações entre escola e comunidade e promovendo a
inclusão social, fortalecendo a participação cidadã. Para tanto,
o “Geração da Paz” foca no princípio da autogestão destas
escolas, para que possam se nortear em busca de sua própria paz e,
desta forma, colaborar com a paz do todo.
Quem
se beneficia com o Geração da Paz?
Consideram-se
beneficiários diretos deste Programa gestores, professores e outros
servidores e alunos do ensino médio, assim como suas famílias e a
comunidade escolar (dentro e fora da escola).
Quais
ações estratégicas estão previstas neste processo de construção
de capacidades?
- Subsidiar as escolas para a criação de espaços alternativos de cultura, educação e lazer, inclusive nos finais de semana, para os jovens, as famílias e suas comunidades, visando a transformação das relações entre a escola e a comunidade através da construção de uma cultura de paz.
- Criar um sistema de capacitação e formação continuada para a construção e a consolidação de uma cultura de paz.
- Criar uma rede com sistemas de informação e comunicação para mobilizar diferentes atores sociais a se engajarem nas ações de promoção de desenvolvimento comunitário e do protagonismo juvenil e cultura de paz.
- Desenvolver e operacionalizar um sistema de avaliação das ações desenvolvidas no Programa, com a participação dos atores sociais envolvidos.
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