terça-feira, 11 de novembro de 2014

Programa Geração realiza o V Módulo do Curso Felicidade Autêntica

O Programa Geração da Paz realizou, nos dias 13 e 14 de agosto, no Hotel Jangadeiro, em Aquiraz, o V Módulo do Curso Felicidade Autêntica: Virtudes, Emoções Positivas e Habilidades Sociais, com 80 Professores Diretores de Turma (PPDT) da CREDE de Canindé - CE, com o objetivo de desenvolver competências pessoais e profissionais. O curso teve como facilitadores o psicólogo e consultor da Unesco Pádua Campos e a psicologa Greyce Guimarães.

O Curso Felicidade Autêntica foi estruturado em módulos, com base nos princípios da psicologia positiva, segundo os quais existem cinco elementos essenciais para atingir o verdadeiro bem-estar:
  • emoções positivas como paz, gratidão, inspiração e prazer;
  • compromisso e engajamento com situações, atividades e tarefas;
  • relacionamentos positivos com aqueles que nos rodeiam;
  • significado ou propósito, ao ir à busca de algo que é maior do que nós mesmos;
  • realização ou conquista de um objetivo.
Segundo a visão adotada no curso, o amadurecimento interior acontece em quatro etapas: percepção - reflexão – decisão – ação. Por conta disso, o curso foi organizado tendo como matriz lógica essas 4 fases. Assim, as atividades propostas foram organizadas a partir de perguntas geradoras de reflexão, atividades vivenciais sobre o tema, compartilhamento dos sentimentos e experiência, reflexões de aprendizagem, textos para aprofundamento e consolidação da aprendizagem, socialização das compreensões e insights e plano de ação para implementação da mudança. No final de cada tema ou módulo, foram exibidos filmes para elucidar os assuntos abordados.

Segundo o prof. Flávio Mesquita “o curso seguiu uma proposta metodológica aprimorada de desenvolvimento formativo das lideranças escolares, para que as mesmas possam disseminar amplamente os recursos relativos ao bem estar consigo e com o outro no ambiente escolar.”




Obs: Esta publicação é referente aos dias: 13 e 14 de agosto de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário