sexta-feira, 30 de maio de 2014

SEDUC, MP E TDH SE REÚNEM PARA AVALIAR AÇÕES EM MEDIAÇÃO ESCOLAR

Nesta terça-feira, 27/5, reuniram-se representantes da SEDUC (CODEA, SEFOR, Projeto Professor Diretor de Turma e Programa Geração da Paz), Ministério Público e Terre des Hommes, para encontro mensal de avaliação dos progressos da cooperação técnica entre estas instituições, que tem por objetivo implantar, experimentalmente, a mediação escolar em 4 escolas de Fortaleza (SEFOR, 2a Região) EEFM Padre Guilherme Waessen, EEFM Luiza Távora - Promorar, EEFM Professora Maria da Conceição Porfírio Teles, EEFM Mírian Porto Mota.
Esta cooperação, iniciada há aproximadamente um ano, já cumpriu 3 fases: a) sensibilização, formação, acompanhamento; b) intervisão; e implementação, sendo que cada escola apresenta nível de desenvolvimento, de acordo com suas especificidades, desafios e possibilidades.
 
Neste período, o projeto "Por uma Cultura da Paz", que na SEDUC se encontra no escopo do Programa Geração da Paz, possibilitou que 246 adolescentes e 55 adultos fossem beneficiados com as práticas restaurativas, encaminhamentos à rede de apoio e oficinas temáticas. Foram, inclusive, capacitados 53 adolescentes das escolas Conceição Porfirio Teles e Luiza Távora Promorar 
Como principais estratégias durante o período de Fevereiro a Maio de 2014 tem-se: avaliação com os gestores e profissionais de referência de cada escola capacitada pelo Projeto; realização de práticas restaurativas e de mediação de conflitos, incluindo gestores e professores; visita à experiência do Programa Mediador Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e de escolas apoiadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; realização de palestras e oficinas com a rede de atores do sistema de garantia de direitos; intervisão da equipe de gestão de programas e projetos da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR); composição e/ou fortalecimento dos grêmios estudantis e realização de curso de mediadores escolares para alunos.

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