sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Colóquio discute gravidez na adolescência e suas implicações sociais

A gravidez na adolescência é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à falta de informação sobre sexualidade na adolescência, com sérias consequências para a vida dos/das adolescentes envolvidas, de seus filhos/as que nascerão e suas famílias. A maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade. Por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e abandonam os estudos. Os problemas associados com a gravidez da adolescente concentram-se, mais gravemente, no aspecto indesejado da gravidez e a frequente busca por alternativas de solução para a sua vida e a do bebê.

É neste contexto que a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) promove o Colóquio Primeira Infância e Gravidez na Adolescência – Desafios e Repercussões Clínicas, Psicossociais e Políticas Públicas. O evento tem como objetivo fomentar o debate e o fortalecimento dos novos conhecimentos sobre a gravidez na adolescência e suas implicações na primeira infância, além de compartilhar o conhecimento existente sobre a temática para subsidiar a elaboração de políticas públicas e intervenções de atenção primária e ações de proteção.

Implicações físicas, emocionais e sociais
Estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde aponta que a incidência de recém-nascidos com baixo peso gerados por mães adolescentes é duas vezes maior que os gerados por mães adultas. A taxa de morte neonatal é três vezes maior. As complicações psicossociais relacionadas à gravidez na adolescência são, em geral, também importantes assim como as complicações físicas. A adolescência, em si, pode ser fator de risco para a gestação. Há também a possibilidade do risco psicossocial, associado à aceitação ou não da gravidez (tentou interrompê-la?), com reflexos sobre a vida da gestante adolescente que podem se traduzir na adesão (ou não) ao preconizado durante o acompanhamento pré-natal.

O profissional deve atentar para as peculiaridades desta fase e considerar a possível imaturidade corporal e emocional, providenciando o acompanhamento psicológico quando lhe parecer indicado. Cabe salientar que, por força do Estatuto da Criança e do Adolescente, além  da Lei nº 11.108/2005, a adolescente tem direito a acompanhante durante a gestação, no parto e no pós-parto, e deve ser informada desse direito durante o acompanhamento. Daí a importância de um conjunto de medidas de apoio do sistema de saúde e suporte social para diminuir as complicações durante os períodos de pré-natal, parto e pós-parto,  fortalecer a relação mãe-filho e garantir as melhores condições possíveis para o bebê e para a família como um todo, e assim diminuir as altas taxas de fecundidade da adolescente e a mortalidade neonatal dos filhos de mães adolescentes no Brasil.

Em tempo
As inscrições para o Colóquio, que acontece durante os dias 7 e 8 de Novembro no Hotel Mareiro, já estão abertas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site http://www.primeirainfancia.org.br/inscricoes/

A realização do Colóquio está sob a coordenação do Grupo de Trabalho de Saúde – RNPI, composto pelas organizações - Visão Mundial, Plan International, Instituto Zero a Seis, Centro de Estudos Integrados Infância, e Instituto da Infância – IFAN. E conta com apoio da Organização Pan Americana de Saúde, Ministério da Saúde, UNICEF e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

Na ocasião serão lançados também os livros Esse Mundo Digital  e A contribuição da Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis para a construção de uma política de atenção integral à saúde da criança  com as autoras Liliana Lugarinho e Kelma Medina.

Palestrantes e moderadores confirmados: Dr. Rodolfo Gómez Ponce de León – OPAS; Sra.Luzia Laffite – RNPI/IFAN; Sr. Flavio Debique – Plan International; Dra. Lúcia Williams – LAPREV/UFSCAR; Dra. Evelyn Eisenstein – CEIIAS – RJ; Dra. Andrea Leusin de Carvalho – PIM; Dra. Francisca Maria de Oliveira Andrade – UNICEF; Dra. Isabel Bouzas – UERJ; Dra. Márcia Lessa – SESA/CE; Pe. Adolfo Serripierro – Associação Maria da Vida; Dra. Thereza de Lamare – Saúde do Adolescente e Jovem / MS; Dr. João Amaral – UFC; Dr. Manoel Fonseca – ANVISA; Sra. Sandra Luna – SESA/CE; Dr. Sérgio Eduardo M. da Rocha – Secretaria de Direitos Humanos (SDH); Dra. Marema Patrício – CONASEMS; Sra. Neilza Costa – Visão Mundial; Dr. Renato Alves – Núcleo Estudos de Violência / NEV; Dra. Albertina Takiuti Duarte – PMSP; Dr. Francisco Zaganelli – UFES; Sr. Rafael de Freitas Dias Acioly – Instituto Papai; Sr. Armando de Paula – GAPA/CE.

Serviço
Colóquio Primeira Infância e Gravidez na Adolescência – Desafios e Repercussões
Clínicas, Psicossociais e Políticas Públicas.
Data: 7 e 8 de novembro de 2013
Local: Hotel Mareiro (Av. Beira Mar, 2380 – Meireles – Fortaleza/CE).
Inscrições, programação completa e informações: www.primeirainfancia.org.br  /
(85) 3268-3979

Com informações da Rede Nacional Primeira Infância

Agência da boa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário