terça-feira, 2 de dezembro de 2014


Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França - Programa Geração da Paz

Relatório – Oficina por uma Cultura de Paz

Aos 22 dias do mês de novembro de 2013 às 12:40 horas a EEEP Júlio França, sob a responsabilidade do Núcleo Gestor e Conselho Escolar, aplicou a Oficina por uma Cultura de Paz aos representantes de sala e gremistas. A mesma trabalhou a temática Direitos Humanos, dando ênfase no tema Generosidade com o objetivo de proporcionar uma reflexão consciente sobre os valores humanos, como generosidade, respeito, solidariedade, ética e justiça de forma a contribuir significativamente na construção de uma cultura de paz no dia a dia e na escola.

Ainda, foi foco da oficina preparar os alunos, líderes e gremistas, para repassarem a oficina aos pais no dia 24 de novembro no horário da reunião destinada a eles.

No dia 24 de novembro como pauta da reunião de pais aconteceu em cada sala de aula a oficina supracitada, que foi conduzida pelos líderes de cada sala e gremistas.

Nos dois momentos a oficina foi dividida em três pontos, assim definidos:

* Contação de estória, na qual, ao mesmo tempo em que o texto Flocos de Carinho era lido, também foi distribuído flocos de algodão para representar o carinho. Ao final da leitura do texto, todos trocaram carinho (representado pelo floco de algodão) e abraços uns com os outros; momento que propiciou bastante integração do grupo e uma breve reflexão sobre se doar ao outro sem esperar algo em troca.

* Formação de Grupos Temáticos, no qual o facilitador organizou o grupo em um círculo e fez a leitura do Conto hindu publicado em Filosofia para crianças e adolescentes, de Maria Luíza S. Teles, titulado O Diamante. Após a leitura do texto, ao som da música Oração pela Paz – Eugênio Jorge, o facilitador pediu ao grupo que caminhassem pela sala sozinhos e refletissem sobre o texto e pensassem em alguma atitude, praticada em seu cotidiano, que gostariam de modificar. Uma atitude prejudicial a si mesmo, ao outro ou ao meio ambiente. Na sequência, ao som da música Apesar de você – Chico Buarque foi realizado a formação de grupos. Os participantes, ao ritmo da música e ao comando do facilitador, formaram duplas, depois duas duplas se uniram formando quartetos, depois formaram grupos de oito integrantes. Após a formação dos grupos, os mesmos fizeram uma reflexão sobre a história contada e produziram um cartaz traduzindo a Generosidade, que foi socializado em plenária.

Na oficina com os pais, devido ao tempo destinado a mesma, não aconteceu a produção de cartazes, mas somente a socialização.

* Dinâmica de integração e despedida, na qual foi lida a Lenda do Tsuru aos alunos e distribuído quadrados de papel para confecção de Tsurus. Ao final foi realizado a troca das garças com os colegas, como forma de disseminação da Paz.

Na oficina com os pais este momento foi adaptado pelos alunos responsáveis por cada turma, no qual alguns levaram os tsurus já confeccionados e pediram aos pais para deixarem nas asas da garça uma mensagem aos seus filhos de esperança e paz. Outros aplicaram a dinâmica Um garotinho chamado amor.

Enfim, foram momentos grandiosos e enriquecedores, pois além de possibilitar uma integração entre gestão, líderes de sala, gremistas, conselho escolar e pais, proporcionou uma reflexão consciente para o entendimento da paz como um esforço e um desafio que precisa converter-se em processo permanente de construção coletiva para todos nós. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário