quinta-feira, 13 de novembro de 2014


Para atender a demanda por novas metodologias e capacitação de profissionais da área da educação, o Programa Geração da Paz investiu na criação de uma nova metodologia que estimula a participação do adolescente e do jovem na comunidade escolar através de metodologias de facilitação criativa que contribuem para o desenvolvimento da educação empreendedora e da cultura de paz, objetivando oferecer espaço para novas experiências, trocas e capacitação de educadores, gestores e professores para aprimorar o processo de aprendizagem dos jovens, por meio de ferramentas inovadoras de transformação social.

Assim como na vida,o Jogo “DRAGÃO da PAZ” propõe alimentar um processo de co-transformação que perpassa do indivíduo ao coletivo, da escola à comunidade, do social ao ambiental, para disseminar e consolidar na sociedade uma cultura de paz, de cuidado cotidiano com o outro e com os ambientes, além de gerar uma teia de relações sustentada no afeto, na confiança e no prazer de fazer acontecer o mundo que sonhamos.

Visando ao processo educacional como eixo direcionador para a elaboração da metodologia, de forma que os jovens participantes tornem-se multiplicadores e disseminadores das vivências desenvolvidas pelo Jogo “DRAGÃO da PAZ” nas suas próprias experiências de vida, a metodologia é pautada em alguns métodos-inspiradores que mesclam os quatro pilares da educação, sustentabilidade, cultura de paz, desenvolvimento comunitário, modelos participativos e interativos e o tripé da interdisciplinaridade, criando uma única comunidade de aprendizagem cooperativa no decorrer do período vivencial.                                                        
Nos momentos de vivências são propostas dinâmicas individuais e de grupo, jogos cooperativos, danças circulares, entre outras estratégias, por isso é importante que o educador, professor ou gestor seja aberto para viver novas experiências.

Para os momentos de reflexão, rodas de diálogo, modelos participativos e interativos, comunicação não-violenta e cultura de paz são trazidas temáticas transversais nos momentos de compartilhamento e expressão coletiva. Em complemento disso, recursos midiáticos e artísticos, como filmes, fotos, mapa de tabuleiro, jornal mural, cartas e apostilas também compõem o cenário de atuação metodológica.                                                                                                                                                   Algumas outras metodologias, denominadas de “sementes”, estão embutidas no processo, sendo explicitadas através de módulos durante a formação de professores, gestores e facilitadores. As sementes são ferramentas de tecnologias sociais cooperativas facilitadoras da transformação de culturas e ambientes, empoderando os adolescentes na disseminação das mesmas. 
A fase inicial de formação e facilitação criativa do Jogo “Dragão da Paz” aconteceu simultaneamente ao processo de construção da metodologia, estruturada em
conjunto com professores de seis escolas estatuais que abrange diferentes contextos regionais do estado do Ceará, tendo sido aplicado nas regiões de Juazeiro do Norte (região do Cariri), Baturité (Maciço), Canindé (Sertão central), Sobral (Vale de Icaraú) e Fortaleza (região litorânea).       

As escolas nas quais realizou-se a fase de aplicação do Projeto foram indicadas pelos Centros Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES). No total, foram seis
escolas abarcadas nesta fase: a CAIC Dom Antônio Campelo de Aragão/ Juazeiro do Norte; EEM Miguel Saraiva/ Granjeiro; Escola Camilo Brasiliense/ Redenção; EEEP Frei Orlando/ Canindé; CERE Prefeito José Euclides Ferreira Gomes/ Sobral e Liceu Estadual Domingos Brasileiro/ Fortaleza.

Após a formação os participantes receberam certificado do módulo básico em Facilitação Criativa pelo Programa Geração da Paz, com a carga de 16 horas e materiais complementares de apoio, inspirando os educadores a buscar nestes ou em outros materiais, elementos para o planejamento de atividades e montagem do seu plano de aula/ oficina, adaptando de acordo com suas necessidades e capacidades para a realização e construção de novas metodologias.


Para o Professor Flavio Mesquita, coordenador do Programa Geração da Paz , “é uma satisfação contribuir para o empoderamento de professores e alunos, agentes responsáveis pelo desenvolvimento da educação no Brasil e pela transformação da sociedade, por meio de um modelo educacional voltado para a cultura de paz”.

Para maiores informações:
Programa Geração da Paz (programageracaodapaz@gmail.com)
(85) 31013913

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