terça-feira, 10 de junho de 2014

Programa Geração da Paz e SuperAção

As Escolas da Capital e do Interior que integram o Programa Ensino Médio Inovador e Jovem de Futuro (ProEMI/JF), participaram, neste sábado, dia 7, das 7h30 às 17 horas, de uma competição solidária denominada SuperAção, que mobilizou toda a comunidade escolar para um dia de atividades esportivas, culturais e de preservação do ambiente escolar, além de sensibilizar e conscientizar para questões de interesse coletivo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC ) e Instituto Unibanco.




 










O secretário da Educação, Maurício Holanda, esteve na Escola de Ensino Médio Domingos Brasileiro (rua Planaltina s/n, Planalto Ayrton Senna), onde houve uma ação relativa à cultura de paz desenvolvida na rede estadual de ensino, através do Programa Geração da Paz. Neste dia, houve a culminância de uma atividade denominada “Jogo dos Dragões”, que se caracteriza pela definição e concretização de sonhos de forma coletiva e solidária e visa dar continuidade às realizações do SuperAção nas comunidades beneficiadas. Esta integração, através do Jogo do Dragões, também se deu na EEM Miguel Saraiva, no município de Granjeiro.

As atividades promovidas evidenciaram a interação entre alunos, pais, professores e parceiros externos, por meio de acões de melhoria da infraestrutura da escola, mediante pequenas reformas, pintura das áreas externas e limpeza geral. Além disso, foram realizadas atividades relacionadas ao meio ambiente, como plantio de mudas de árvores e coleta de lixo, conforme o levantamento prévio de necessidades específicas da escola, tendo como premissa a participação e a cooperação de toda a comunidade, fortalecendo os laços de solidariedade no ambiente escolar.



Para o Coordenador do Programa Geração da Paz, Flávio Mesquita, ações como estas contribuem substancialmente para a promoção de uma cultura de paz nas escolas, pois “propiciam relações mais amistosas, cooperativas e fraternas entre toda a comunidade escolar e inspiram todos a continuar cuidando deste bem comum, que é a escola”.

O SuperAção aconteceu em 393 escolas da rede estadual, das quais 100 escolas desenvolveram atividades de Esporte e Cultura, 124 realizaram atividades realacionadas ao Meio Ambiente e 169 optaram por atividades de melhoramento do espaço escolar. Cada unidade definiu seu próprio planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário