quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

GERAÇÃO DA PAZ ENCERRA 2013 COM INTENSA PROGRAMAÇÃO

Diversos eventos em dezembro mobilizaram muitas informações e centenas de pessoas na direção do diálogo, da conciliação, da felicidade e da paz. Eis os destaques:

SEDUC firma parceria para lançamento da próxima versão do jogo “Play the Call”
Edgard Gouveia Jr., autor do game “Play the Call”, um jogo interativo dedicado a crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, cuja finalidade é desenvolver a vocação para o desenvolvimento da solidariedade, por meio de ações de cunha social e ambiental, retornou a Fortaleza para tratar dos próximos passos para uma parceria com a SEDUC e organizações não governamentais.
Reuniram-se, por iniciativa da coordenação do Programa Geração da Paz, nos dias 5 e 6, diversos representantes de processos e projetos afins (e-Jovem, reorganização curricular, aprendizagem cooperativa e Geração da Paz), com a presença da Secretária Izolda Cela, Secretário Adjunto Maurício Holanda e Chefe de Gabinete Cristiane Holanda e assessores.
Os resultados são promissores, pois parte da próxima versão do “Play the Call” será desenvolvida com a colaboração do Programa Geração da Paz e aplicada em algumas escolas e comunidades a partir de março de 2014. Espera-se que esta ferramenta sirva de integração das comunidades infanto juvenis e os vocacione para o protagonismo solidário.

Encontro na 7ª Crede com o Programa Geração da Paz marca o início da implantação de aperfeiçoamentos e inovações do Projeto Professor Diretor de Turma


Estiveram presentes na 7ª Crede 7 (Canindé), o coordenador do Programa Geração da Paz, Flavio Mesquita, e o consultor Jeferson Nunes, para tratar da aplicação das propostas de aperfeiçoamento operacional do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), nos dias 10 e 11.
No primeiro dia, reuniram-se os representantes da Crede (Prof. Joyce, Coordenadora, Prof. Clerto Alves, da NRDEA, e Lilia Sales, articuladora do Programa Geração da Paz e coordenadora regional do PPDT), para organizar agenda de trabalho para o encontro com os professores diretores de turma e coordenadores escolares no dia seguinte.
O encontro contou com a participação de 89 professores diretores de turma e coordenadores escolares, além de colegas da gestão da Crede. Foram apresentados aperfeiçoamentos e inovações para o PPDT, à luz das reflexões feitas na consultoria em desenvolvimento na parceria com o Programa Geração da Paz. De forma bem participativa, os presentes ofereceram sugestões passíveis de ser inseridas no protótipo a ser aplicado na 7ª Crede a partir do início do próximo ano letivo.
Novos encontros foram marcados para planejamento da parceria com a 7ª Crede, cuja culminância será na jornada pedagógica, onde estarão reunidos todos os gestores e professores daquela regional.

Geração da Paz presente no Forum Mundial de Direitos Humanos 





As atividades do Programa Geração da Paz foram apresentadas, no período de 10 a 13, pela gerente do Programa, Marlucia Mesquita, em estande compartihado com a UECE, no Forum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), em Brasília.
O FMDH é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos. Estima-se que o público participante girou em torno de 5.000 pessoas.


Celebração de Natal na SEDUC termina com entrega de certificados



Num trabalho conjunto, os Programas de Qualidade de Vida e Geração da Paz organizaram festividade de Natal na Sede da SEDUC no dia 13. Além da tradicional apresentação do coral da SEDUC ((EduCoral) e do momento ecumênico, foram entregues certificados de conclusão do curso de facilitadores de Mediação e Círculos Resolução de Conflitos, para 20 participantes que finalizaram todas as fases da formação, inclusive o estágio.
 Este curso, com duração de 40 horas, fez parte de uma parceria entre a SEDUC, o Ministério Público do Ceará e a Fundação Terre des Hommes, denominada “Projeto Por uma Cultura de Paz: Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas nas Escolas”. Inicialmente, o projeto contempla EEFM Maria Conceição Porfírio Teles, EEF Padre Guilherme Waessen, EEFM Luiza Távora PROMORAR e EEFM Miriam Porto Mota, mas deverá ser expandido para outras escolas do estado.


Encontro de Integração Paz pela Paz fortalece laços entre comunidade e escolas
Na parceria com a Coordenadoria de Defesa Social (SSPDS), o Programa Geração da Paz realizou encontro que reuniu 68 presidentes de Conselhos Comunitários de Defesa Social de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, 20 servidores das Polícia Militar, 4 da Polícia Civil, 4 dos Bombeiros Militares, além de 1 representantes da Universidade Federal do Ceará e 10 da SEDUC, dentre eles apoiadores da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) e da equipe do Programa Geração da Paz.
O objetivo do evento foi sensibilizar os participantes para a pauta da SEDUC, construída a partir da cooperação com a UNESCO, o Programa Geração da Paz, cujo lema é “Paz pela Paz”, uma vez que os mesmos se dedicam prioritariamente à prevenção do uso de drogas e da violência.
Na opinião dos presentes, que foram brindados com momentos de reflexão, relaxamento, arte e divertimento, 2014 tem grande potencial para que a participação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social e dos operadores de segurança pública venham ao encontro das necessidades das escolas da rede estadual.










Curso “Felicidade Autêntica” conclui último módulo
Em clima de entusiasmo e contentamento, foi encerrado, nos dias 16 e 17, o 5º e último módulo do “Programa Felicidade Autêntica: Virtudes, Emoções Positivas e Habilidades Sociais”, dedicado, principalmente, a professores diretores diretores de turma.
Durante 5 meses, foram ministrados 2 dias de aula, por módulo, em que os participantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com princípios da psicologia positiva e de mediação de conflitos e aplicá-los em suas vidas e nas salas de aula onde atuam com docente e diretores de turma. Este piloto será avaliado e conforme seus resultados, além do monitoramento das atuais turmas, nova versão será lançada em 2014.
O investimento nos professores diretores de turma se justifica plenamente, uma vez que os mesmos somam mais de 5.500 em todo o estado, situam-se em 571 escolas e envolvem cerca de 250 mil estudantes, representando, portanto, a maior capacidade instalada dentre todos os projetos.
Organizado pelo psicólogo Pádua Campos, consultor do Geração da Paz, este curso tem por objetivo mobilizar conhecimentos e desenvolver habilidades e competências para que seja ofertada, não somente uma ação formativa específica, mas também gerar uma referência de formação inicial e continuada para a SEDUC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário