quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Seminário Nacional do Observatório da Educação em Brasília (DF)

No dia 03 de Dezembro de 2013 a Diretora da EEFM Estado de Alagoas, Professora Escolástica Lisboa de Araújo e o Consultor do Programa Geração da Paz, Professor Jeferson Chrístyan Almeida Nunes, estarão representando o Projeto Professor Diretor de Turma no Seminário Nacional do Observatório da Educação em Brasília (DF).
Participarão como palestrantes, tendo em vista que a experiência de sucesso da EEFM Estado de Alagoas/SEFOR, foi escolhida dentre as apresentadas no IX Seminário Regional do Observatório da Educação - Fortaleza-CE.








Audiência Publica que aconteceu  no dia 30/09/2013
Projeto apresentado IX Seminário Regional do Observatório da Educação - Fortaleza-CE.

PARTE 1 – IDENTIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE: EEFM Estado de Alagoas
ENDEREÇO: Avenida Presidente Castelo Branco, 5244, Barra do Ceará
CIDADE/ESTADO: Fortaleza-CE
E-MAIL: ealagoas@escola.ce.gov.br
REDES SOCIAIS: Blog: ealagoas@blogspot.com.br
TELEFONE: 3101-2704
RESPONSÁVEL: Nome: Escolástica Lisboa de Oliveira
                              Telefone: (85) 8722-4380
                              E-mail: escolasticalisboa@yahoo.com.br

PARTE 2 – CARACTERIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
• Linha de ação da Experiência/Projeto:
( ) Cultura de Paz ( ) IDEB ( x ) Investimento e Gestão ( ) Sustentabilidade

• Resumo da Experiência/Projeto:
O Projeto Professor Diretor de Turma é uma tecnologia educacional da Secretaria de
Educação do Ceará – SEDUC, em que um professor, ministrante de qualquer disciplina, assume o compromisso de se responsabilizar pelos alunos de uma única turma ao longo de cinco horas semanais de trabalho, desenvolvendo atividades como: construção, organização e análise do dossiê da turma, atendimento a pais ou responsáveis e a alunos, liderança de reuniões do conselho da turma, ministração de aulas de formação para a cidadania e articulação de encontros de estudo orientado junto à sua turma. A exigência imprescindível é a de que ele tenha perfil adequado para assumir a função. Dentre outras qualidades, o docente precisa ser bom líder, incentivador, ativo, responsável, sensível, prudente e apaixonado pela educação. Esses educadores são denominados Professores Diretores de Turma.
O Projeto favorece a construção de uma escola que eduque a razão e a emoção,
tendo como premissa a desmassificação do ensino. Nesta perspectiva, desenvolve-se uma cultura escolar essencialmente voltada para a humanização das relações, tendo como principais focos a permanência, o sucesso e a formação do cidadão.
As atividades inerentes ao Projeto Professor Diretor de Turma desenvolvem-se numa
atmosfera educativa favorável, tendo por princípios básicos os quatro pilares de educação de Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
A articulação que o professor diretor de turma promove na escola oportuniza-lhe o
alcance de um conhecimento pormenorizado de cada um dos alunos, o qual fornece os elementos que ele precisa para melhor orientar os estudantes em suas necessidades específicas. Possibilita-lhe, também, atuar como mediador entre os alunos, os demais professores da turma e todos os envolvidos no processo educativo, no intuito de minimizar conflitos e imprevistos comuns à dinâmica escolar.

• Diagnóstico:
A Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC, através da Coordenadoria de
Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CODEA, visando ampliar e fortalecer as atividades da Superintendência Escolar, implantou o Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT como uma proposta transformadora de intervenção pedagógica, tendo em vista a reorganização do trabalho desenvolvido nas escolas, com foco nas turmas de alunos.
Assim, entre os principais desafios que levaram a SEDUC a ofertar o Projeto às suas
escolas, destacam-se: a massificação do ensino, o desconhecimento e distanciamento de gestores e professores em relação aos alunos e às suas famílias, as desarticulações entre seus diferentes segmentos e projetos, os consideráveis índices de evasão e abandono e os baixos rendimentos de aprendizagem dos estudantes.

• Objetivo geral:
Oportunizar a construção de uma escola que eduque a razão e a emoção, a partir da
desmassificação do ensino, visando garantir a permanência, o sucesso e a formação do cidadão.

• Objetivos específicos:
-Favorecer a articulação entre núcleo gestor, professores, alunos, pais ou responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho.
-Tornar a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os professores da
turma, familiares, gestores, comunidade escolar, com respectivas parcerias, unam-se
com o objetivo de proporcionar uma educação que vise a excelência.
-Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem.
-Oferecer uma educação sustentável que contemple a formação cidadã do educando,
instigando sua participação na vida social, com a tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade.
-Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajá-los a ter perspectivas
otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.

• Público-alvo:
-Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas Estaduais que não possuem oferta de Ensino Médio.
-Estudantes de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais.

• Duração da Experiência/Projeto:
-Um ano para as turmas de 9o ano do Ensino Fundamental
-Três anos consecutivos para as turmas de Ensino Médio

• Metas/Indicadores definidos:
-Gestores, professores, estudantes, pais ou responsáveis com satisfatório nível de articulação;
-Professores com práticas pedagógicas aprimoradas e foco na gestão da sala de aula;
-Estudantes com elevado índice de assiduidade e sucesso nas aprendizagens;
-Ampliados níveis de protagonismo, criticidade e responsabilidade dos estudantes;
-Estudantes com perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.

• Estratégias utilizadas:
As estratégias utilizadas foram:
1. Implantação do projeto em todas as turmas do ensino médio para minimizar os efeitos da massificação, com um atendimento mais personalizado. Sabíamos da necessidade de conhecer a realidade dos nossos alunos e o projeto contemplava esta possibilidade através das 5 h/a do diretor de turma para desenvolver o projeto;
2. Atendimento aos alunos para formação de vínculos indispensáveis à função educativa e para que a escola se apoderasse do conhecimento das necessidades e potencialidades deles;
3. Atendimento aos pais como forma de aproximar a família da escola, com vistas à
melhoria da aprendizagem dos alunos;
4. Realização de avaliações diagnósticas para conhecimento do nível de aprendizagem dos alunos;
5. Organização das turmas (dossiê, mapeamento, etc.);
6. Escolha dos Diretores de Turmas, tendo em vista a melhoria do relacionamento de
alguns professores com seus alunos.

• Resultados alcançados:
    O conhecimento sobre a real situação dos alunos foi o maior avanço que a escola
conseguiu alcançar. Esse é o ponto forte do projeto, pelos vínculos estabelecidos entre professores e alunos, conhecimento este que possibilita a realização de um planejamento mais adequado a essa realidade;
    Os vínculos estabelecidos com as famílias tornaram o trabalho mais fácil pela
parceria com os pais. Hoje, a escola, através dos diretores de turma, consegue manter, diariamente, comunicação com pais de alunos, na sua totalidade, mas a maioria se faz presente à escola na busca de informações sobre o rendimento escolar de seus filhos.

• Principais beneficiários da ação:
Os alunos; as famílias e a comunidade.

• Recursos materiais necessários para implementação das ações:
Os recursos materiais são todos aqueles que a escola já utiliza no seu cotidiano, só
que em maior quantidade pela abrangência do projeto: papel ofício, papel 40 kg, pastas, EVA, pincéis, colas, xérox, canetas, pen drive, tablets, cartucho para impressora, data show, aparelhos de som.

• Recursos financeiros necessários para implementação das ações:
Recursos destinados à compra de material de consumo e de manutenção.

• Parceiros:
-Pais – acompanhamento da aprendizagem e da frequência dos filhos;
-Professores – troca de informações para o planejamento das atividades;Núcleo -Gestor – facilitador do processo na escola;
-SEFOR/SEDUC – formação para os professores, financiamento.

• Formas de acompanhamento utilizadas para monitorar a evolução das metas:
Reuniões diagnósticas e bimestrais com o Conselho de Turma e reuniões semanais ou
quinzenais com os professores Diretores de Turmas e a Coordenação do projeto na escola.

• Avaliação:
A escola realiza, a cada Semana Pedagógica, avaliação do projeto e planeja quais
serão os novos passos que serão tomados no ano letivo seguinte. Como conclusão, podemos citar o fato de que hoje é muito mais fácil tocar o trabalho desenvolvido pela escola. Sabe-se que não é mais possível alcançar os resultados que pretendemos sem oProjeto Professor Diretor de Turma (PPDT).

• Destaque três pontos fortes da Experiência/Projeto:
1. Relacionamento de alunos, pais, professores, núcleo gestor – humanização das relações, fator primordial para que se possa pensar em uma educação de qualidade para aqueles que frequentam a escola pública. Pela atuação dos Diretores de Turma constatamos melhorias na frequência, aprovação e redução do abandono.
2. Participação das famílias como co-responsáveis pela educação dos filhos.
3. Conhecimento, pela escola, da realidade vivida pelo aluno, para que o planejamento pedagógico possa atender as necessidades educacionais deles. É válido lembrar que esse planejamento vai desde a proposta curricular da escola até o planejamento diário das atividades de sala de aula. Ressaltamos, assim, que o professor é o profissional que mais precisa conhecer essa realidade, para contextualização dos conteúdos. Daí a importância do projeto, ao destinar 5 horas-aulas semanais para que cada professor diretor de turma se dedique ao acompanhamento e à implementação de estratégias pedagógicas, com o objetivo de potencializar a formação acadêmica dos estudantes.

• Desafios:
Melhorar a aprendizagem dos alunos, garantindo além da vaga, a permanência e o
sucesso de todos. Sabe-se que garantir a vaga é importante, mas é preciso reduzir a
infrequência do aluno na escola, fato que gera abandono, reprovação e, por fim, a evasão.



Um comentário:

  1. A parceria feita pelo Programa Geração da Paz e o Projeto Professor Diretor de Turma foi o ponto alto do PPDT em 2013.
    O Programa Geração da Paz está marcando positivamente, profundamente, o Projeto Professor Diretor de Turma.
    Sem o apoio do Programa Geração da Paz e da SEDUC:

    > não estaríamos esse ano, com todos os instrumentais no Sistema Diretor de Turma pensado e elaborado carinhosamente pelo Consultor do Programa Geração da Paz, que já foi Professor Diretor de Turma, Coordenador Regional do PPDT, Coordenador Estadual do PPDT e Consultor do PPDT, PROFESSOR JEFERSON CHRÍSTYAN ALMEIDA NUNES;

    >não teríamos a presença do Professor Jeferson Chrístian com a Diretora da EEFM Escolática Lisboa na apresentação que nos valeu uma ida a Brasília para mostrar o nosso PPDT nacionalmente;

    >não teríamos um nível tão elevado de capacitações para os Novos Coordenadores Regionais do PPDT;

    >não teríamos (Diretores de Turma, Coordenadores Escolares, Coordenadores Regionais) conhecido os Maravilhosos Consultores, Pádua Campos e Greyce, que nos capacitou para melhores aulas de Formação para Cidadania durante cinco Encontros - 10 dias - durante o ano.

    Fechamos o ano agradecendo o carinho e a atenção de todos que participam do Programa Geração da Paz:
    Coordenador : Flávio Mesquita
    Gerente: Marlúcia Mesquita
    Consultores: Jeferson Christyan
    Pádua
    Greyce
    Roberta
    BOAS FESTAS PARA TODOS!!!!!!

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