segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Atividade realizadas pela EEM Tomé Gomes dos Santos no mês de Agosto e Setembro



Para dar início a esse Programa, visitei as salas de aulas convidando as turmas, onde solicitei as mesmas para programar atividades relacionada ao Programa para ser apresentado a toda comunidade escolar nos dias 22 de cada mês. As turmas propuseram que elegessem democraticamente um professor por cada turma para orientá-los em relação as atividades que eles iriam apresentar todos os meses. Conforme solicitado pelos alunos, foi indicado um professor por turma. No dia 22 de Agosto o Diretor Francisco Costa fez a abertura e falou para todos que o objetivo do Geração da Paz é promover e desenvolver estratégias de aproximação da escola e comunidade, através de valorização dos saberes e experiências que apoiem a construção de uma cultura de Paz e que a mesma deve acontecer dentro e fora da escola. Em seguida falei que este dia é comemorado em todas as Escolas do Estado do Ceará para disseminar a Paz no ambiente escolar, familiar e comunitário com ações que estimulam a melhor convivência entre as pessoas. Dando sequência a programação, os alunos da turma do 3º Ano B do turno manhã, orientados pelo professor Rubens apresentaram no auditório da escola um momento de reflexão onde distribuíram cópias da Oração de São Francisco de Assis a todos que ali estavam presentes e depois foi feito um círculo com mãos dadas, e assim todos entoaram a Oração, e para finalizar todos se abraçaram desejando Paz us aos outros.
No turno da tarde os alunos da turma do 1° Ano B, orientados pela professora Paula, apresentaram uma roda de CAPOEIRA, tendo como responsável o professor Marquinho, ex-alunos da Escola onde o mesmo falou que a capoeira é uma manifestação da cultura baiana criada pelo mestre Bimba, e ela pode ser interpretada de diversas maneiras, e uma delas pode possibilitar a interação social por meio de sua prática, da convivência com o grupo. Esteve presente nessa roda alunos e funcionários ativos da escola Tomé Gomes.
No dia 23 de Setembro, a turma do 2º Ano B do turno manhã, apresentou na Rádio FM da Escola uma Mensagem reflexiva É Tempo de Mudar, onde transmitia a importância da vida.
No turno da tarde, a turma do 3ºD orientado pela professora Glaucinete, apresentou vídeo da cultura de Paz onde mostrou relações sociais de confiança, respeito reciprocidade, cooperação, sentimentos humanos e convivência harmoniosa, etc. Em seguida foi cantada a letra da música FAZ UM MILAGRE EM MIM (Régis Danese), onde aconteceu a participação de todos presentes. E para finalizar foi apresentado Cordel, título A Paz de autoria do aluno Francisco Natanael Pereira Sousa, onde o mesmo tentou provocar uma reflexão voltada para a valorização da vida e geração da paz.

Paramoti, 07 de Outubro de 2013.
Mônica Silva Pinho Pontes



Coordenadora Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário