segunda-feira, 30 de setembro de 2013

 
 
 
PRÊMIO GANDHI 2013
ABN realizará Fórum Comunicação e Juventude com entrega do Prêmio Gandhi na FIEC

A Agência da Boa Notícia fará a entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2013 no dia 10 de outubro, ocasião em que realizará o “Fórum Comunicação e Juventude - Uma reflexão sobre o Desarmamento e a Cultura de Paz: O jovem como agente e vítima da violência”. A solenidade acontecerá, a partir das 19h, no auditório Waldir Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – Fortaleza-CE). As inscrições, gratuitas, já estão abertas. Basta enviar para o e-mail boanoticia@boanoticia.org.br as seguintes informações: nome completo, empresa ou instituição de ensino e telefone. A ABN emitirá certificado de participação.
 
O Fórum Comunicação e Juventude terá como palestrantes: o professor, escritor e conferencista Clóvis Nunes, coordenador do Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência (MovPaz) e da Rede Desarma Brasil, e o professor e pesquisador César Barreira, coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará.  Para debater o tema, estarão na mesa com eles: a jornalista Lucila Cano, que escreve sobre Responsabilidade Social e Ética em diversos jornais nacionais, sendo sua coluna publicada no Ceará pelo jornal O Povo; a professora Sandra Helena de Sousa, da Universidade de Fortaleza; e o pré-universitário Alef Feitosa, da articulação do Projeto Jovens Agentes da PAZ (JAP), desenvolvido em cinco escolas da rede pública estadual do Grande Bom Jardim, em Fortaleza.
 
O Presidente da Agência da Boa Notícia, Prof. Francisco Souto Paulino, afirma que a filosofia da entidade é trabalhar em prol da Cultura de Paz. Nessa linha, a escolha dos temas para cada fórum anual é feita de modo a contemplar questões que carecem de um olhar cuidadoso da sociedade. “Vamos discutir conjuntamente para colaborar para uma maior compreensão do contexto social. Este ano elegemos ‘Comunicação e Juventude’, visto que no panorama geral dos noticiários sempre há forte envolvimento de jovens como sendo agentes e, ao mesmo tempo, vítimas da violência. Com o Fórum, esperamos abrir o diálogo para maior compreensão das causas de tudo isso e encontrarmos alternativas para atenuar essa realidade”, diz.
 
“O número de assassinatos no Brasil é 274 vezes maior do que em Hong Kong e 137 vezes maior do que na Inglaterra. O mais dramático é que a grande maioria dessas vítimas são jovens, negros e pobres.”
 
A partir de estatísticas preocupantes, a jornalista Ângela Marinho, diretora de Comunicação da ABN, afirma que “o Brasil vive uma guerra, mesmo que não declarada”. Ela tem razão. Ângela cita o Mapa da Violência 2013, realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais para embasar sua preocupação, que é também a de qualquer pessoa que se dedica a mudar esse quadro. “O Mapa compara as vítimas fatais dos maiores conflitos no mundo, entre os anos de 2004 e 2007, que matou cerca de 170 mil pessoas. No mesmo período, mais de 200 mil pessoas morreram no Brasil entre 2008 e 2011. O número de assassinatos no Brasil é 274 vezes maior do que em Hong Kong e 137 vezes maior do que na Inglaterra. O mais dramático é que a grande maioria dessas vítimas são jovens, negros e pobres.”
 
Ângela acrescenta que, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), “a possibilidade de um jovem de sexo masculino ser assassinado no Brasil é 11,5 vezes superior à de uma mulher da mesma idade. E é 2,78 vezes superior à de um jovem branco. Os adolescentes têm 5,6 vezes mais possibilidades de morrer por armas de fogo que por outro tipo de arma.” Por outro lado, ressalta ela, “a sociedade assiste assustada ao crescimento da criminalidade entre os jovens, muitos ainda menores de idade, envolvidos em crimes hediondos, instrumentos de marginais adultos, em nome da impunidade garantida pela legislação. Mas o que estamos fazendo para ouvir esses jovens e parar esse genocídio que dizima gerações.” Por isso, a ABN propõe o debate “a nossa juventude é agente ou vítima desse processo?”
 
Saiba mais sobre os convidados do Fórum Comunicação e Juventude
 
Clóvis Nunes – Fundador do Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência (MovPaz) membro do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP); coordenador Regional Nordeste da Campanha do Desarmamento; diretor administrativo do Projeto ‘Por um Mundo Sem Armas’, da Rede Desarma Brasil, que integra a Lei Social da Copa do Mundo de 2014; professor, escritor e conferencista.
 
César Barreira – Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1972), especialização em Metodologia da Pesquisa Social pela UFC (1973), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (1977), Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987), pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (1990) e pós-doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais - Lisboa (2008). Professor Titular em Sociologia do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da mesma universidade.
 
Lucila Cano – Jornalista formada em Comunicação Social pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo (SP). Dedica-se a projetos editoriais tais como relatórios de responsabilidade social, livros e publicações especiais para empresas. Desde abril de 2010 escreve a coluna Responsabilidade Social e Ética publicada no jornal O Povo (CE) e também em veículos de outros estados: jornais A Crítica (AM); Diário do Povo (PI); A Tribuna (ES) e Jornal do Commercio (RJ); e sites UOL/Educação (SP); Amar Natureza (PR); Jornal da Comunicação Corporativa (SP).
 
Sandra Helena de Souza – Professora universitária. É graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1986) e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1983). É especialista em Filosofia do Idealismo Alemão pela Universidade Estadual do Ceará (1989). É professora da Universidade de Fortaleza, desde 1995. Tem experiência docente na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Filosofia do Direito, Ética e Epistemologia.
 
Alef Feitosa – Estudante pré-universitário, um dos articuladores do Projeto Jovens Agentes da Paz (JAP), que nasceu a partir do projeto Fortalecimento do Desenvolvimento Local e Educação em Direitos Humanos, do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS). O JAP possui o objetivo de movimentar a juventude do Grande Bom Jardim na perspectiva de que ela se perceba promotora da paz, dos direitos humanos.  Alef e os demais agentes da paz atuam em cinco escolas do Grande Bom Jardim: Granja Lisboa – EEFM – CAIC – Maria Alves Carioca; Granja Portugal – EEFM – São Francisco de  Assis; Bom Jardim -  EEFM – Julia Alves Pessoa; Canindezinho – EEFM – Senador Osires Pontes e Siqueira – EEFM – Eudes Veras. 
 
Prêmio Gandhi e Comissão Julgadora
 
Enquanto a ABN prepara a festa de entrega do Prêmio Gandhi e o Fórum Comunicação e Juventude, a comissão julgadora do Prêmio analisa os 73 trabalhos inscritos este ano Prêmio Desse total, 54 são de profissionais e 19 de estudantes das áreas de jornalismo e publicidade. Como ocorre todos os anos, nesta sexta edição do Prêmio Gandhi de Comunicação os vencedores só serão conhecidos, com toda emoção, na noite da festa. Este ano, o Prêmio Gandhi ganhou mais uma categoria - Jornalismo para a Internet. Os melhores trabalhos nas profissionais receberão R$ 6.000,00, em cada uma das categorias: Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo; Publicidade e Propaganda - peça ou campanha publicitária; e Jornalismo para Internet.
 
Para os estudantes, a premiação é no valor de R$ 3.000,00 para o vencedor de cada uma das categorias: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2012.2 a 2013.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; Reportagem de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IESs). Este ano não houve inscrição de alunos de Publicidade & Propaganda.
 
Fonte: Agência da Boa Notícia - www.boanoticia.org.br - (85) 3224 5509

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

I Passeio Ciclístico do Programa Geração da Paz em Crateús

Aconteceu no dia 20/09 o I Passeio Ciclístico do Programa Geração da Paz, na coordenação dos professores de Educação Física: Andrey e Júnior , da Professora Aliny Rafaella fazendo a animação do grupo e dos alunos Olavo e Maria Clara do 1° ano “C” . O objetivo do programa “Geração da Paz” é promover e desenvolver estratégias de aproximação da escola e comunidade, através da valorização dos saberes e experiências locais, que apoiem a construção de uma cultura de paz no estado do Ceará. O programação realizada pela escola pretendeu dá visisbilidade à bicicleta como meio de transporte urbano e conscientizar a população por mais respeito no trânsito, uma vez que a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes no Brasil e registra 200 mortes ao dia. 

Enviado pela Escola Lorenço Filho - Crateús/CE 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

9ª CREDE realiza 2º Encontro Regional de Articuladores do Programa Geração da Paz.

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação realizou na última sexta-feira, dia 13 de setembro, o 2º Encontro Regional de Articuladores do Programa Geração da Paz no município de Pacajus tendo como objetivos fortalecer a promoção da cultura de paz nas nossas escolas e consolidar o protagonismo juvenil.
O evento contou com a participação de alunos, professores e gestores das escolas estaduais e profissionais dos municípios de Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Pacajus e Pindoretama, além do Coordenador da CREDE 9, Paulo Alexandre Sousa Queiroz e da equipe técnica da referida instituição.
O professor Flávio Mesquita, consultor da UNESCO e Coordenador do Programa Geração da Paz, ministrou a formação assessorado por Roberta Freire, também consultora da UNESCO e Wilson Ribeiro, Articulador de Gabinete. Durante o encontro, foi apresentado coletivamente o perfil do articulador do Programa na comunidade escolar. Esperamos que o fortalecimento das ações escola/comunidade contribuam para a construção de uma cultura de paz na nossa região.







Fotos - 3º Aniversário do Programa Geração da Paz




terça-feira, 24 de setembro de 2013

3º aniversário do Programa Geração da Paz

Aconteceu na manhã de segunda-feira, 23, no pátio da SEDUC, a 
comemoração de aniversário de três anos do Programa Geração da Paz. O 
evento ocorreu com muita animação e participação dos adolescentes das 
escolas e parceiros do programa. A banda Fanfarra, da Escola Jesus Maria 
José; e o teatro de fantoche, da Turma do Rondinha, foram algumas das 
atividades realizadas na comemoração.
Nádia Cândido, socióloga de Tdh Lausanne no Brasil, falou sobre o 
projeto “Por uma cultura de Paz: mediação de conflitos e práticas 
restaurativas nas escolas”, feito em parceria entre Terre des hommes 
Lausanne no Brasil, Ministério Público do Estado do Ceará e Seduc, 
através do Programa Geração da Paz.
 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Convite - 3º Aniversário do Geração da Paz

Aos Amigos da Educação,

Está chegando ao 3º aniversário do Geração da Paz, no dia 22 de setembro. Data que comemoramos este movimento organizado no âmbito da Seduc para construção de redes de cultura de paz em suas escolas.
Nosso movimento vem crescendo desde então e tende a se fortalecer com a celebração da cooperação técnica com a Unesco, assinada em fevereiro de 2012 e em operação efetiva desde o final de junho do ano passado.
Mesmo antes, escolas de toda a rede de ensino estadual já tinham iniciativas dentro desta temática, de forma esporádica ou sistemática. Outras passaram a realizar atividades a partir da criação do Geração da Paz.
O importante é que todas as pessoas, em todos lugares, na administração central, regional e escolas, abracem esta causa como um bem para si e para a coletividade. Afinal, o terreno sagrado em que deve ser fecundada a paz se encontra dentro de cada um. Que sejamos jardineiros fiéis desta missão.
Por isso, propomos que realizemos uma grande festa onde quer que estejamos, fazendo deste mês, o marco de uma geração da paz, onde cada um se perceba agente dessa virtude sublime tão necessária.
Façamos pôsteres, camisetas, passeatas, passeios, meditação, atividades culturais, artísticas, cívicas e esportivas, encontro com as famílias, feiras, visitas comunitárias, inclusive a hospitais, creches, asilos, etc., manifestações de carinho, reflexões e práticas de virtudes e tantas outras possíveis iniciativas. Sejamos criativos e determinados! Vamos nos comemorar!
Lembrem-se: rede se faz com compromisso, a paz com diálogo, cultura com constância nas ações.
Enviem suas boas notícias para o e-mail:programageracaodapaz@gmail.com, para divulgarmos no blog:geracaopaz.blogspot.com.br.

Data: 23/09/2013.
Local: Pátio da SEDUC,
Início às 8:30h


Programação:

8h30 min: Abertura

8h45 min: Boas findas dadas pelo Coordenador do Projeto - Prof. Flavio Mesquita 9h: EEFM Luiz Gonzaga Mota – Palestra sobre as atividade desenvolvidas na escola com o Programa Geração da Paz;(30min)

9h30min: Escola Jesus Maria José – Apresentará a Banda fanfarra para alegrar a todos presentes(30min);
10h: Turma do Rondinha – Teatro de fantoche (30min);

10h30min: Informes e participação dos convidades
11h: Encerramento e lanche
Venha e incentive a participação de outros. Sua presença sempre é importante. Tão importante é você organizar seu espaço de convivência neste dia com a mesma proposta de celebrar a paz onde você estiver.

Dia Internacional da Paz é comemorado neste sábado

                   
O mundo celebra, amanhã, o Dia Internacional da Paz. A data foi 
declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 30 de novembro de 
1981. Este ano, o tema para o dia é “Educação para a Paz”.
Com 57 milhões de crianças no mundo ainda sem acesso à educação, o 
Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou das palavras da estudante 
paquistanesa Malala Yousafzai: “um professor, um livro e uma caneta 
podem mudar o mundo”. Sim, é possível, com a educação voltada para a 
Cultura de Paz.

Projeto inovador

No Ceará, iniciativas em favor da Cultura de Paz se expandem, integrando 
instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Um exemplo vem da 
Secretaria de Educação do Estado (Seduc), por meio do Programa Geração 
da Paz, em parceira com Terre des hommes Lausanne no Brasil e Ministério 
Público do Estado do Ceará. O projeto “Por uma cultura de Paz: mediação 
de conflitos e práticas restaurativas nas escolas” busca a resolução de 
conflitos com respeito às diferenças, a valorização do diálogo, através 
de Práticas Restaurativas como fator contributivo na prevenção à 
violência e luta pelo empoderamento juvenil.


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Geração da Paz - CineClube


Neste mês de Setembro de 2013, o Programa Geração da Paz teve a imensa satisfação de receber as Escolas EEFM Lions Jangada e EEFM Dep. Manoel Rodrigues e EEFM Mª Maria Margarida de Castro, para participar de sessão de cinema educativo, que damos o nome de CineClube. Esta programação é realizada mensalmente pelo Programa Geração da Paz, tendo o cinema como um inovador recurso pedagógico de construção cultural. Após os filmes, aconteceu um debate onde os alunos tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões a respeito do filme.
Programação contou com 90 alunos do ensino médio e 6 professores.

 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Encontro de Articuladores do Programa Geração da Paz em Crateús

Considerações enviadas pela CREDE 13 sobre o Encontro
No dia 05 de setembro de 2013, foi realizado o Encontro do Programa Geração da Paz, usando a metodologia do Café Mundial. O evento foi realizado no Centro de Treinamento D. Fragoso em Crateús, sob a organização da equipe técnica da CREDE 13 – Crateús.
O evento contou com a presença de diretores, coordenadores escolares, professores, alunos e equipe do CREDE.
Tivemos como palestrantes os professores Flávio Mesquita da Silva, consultor da UNESCO e coordenador do programa, Marlucia de Carvalho Mesquita Gerente do Programa Geração da Paz. Assessorados por Roberta Moricone Freire Schordong consultora da UNESCO e Alexsandra Holanda de Oliveira – Assessora do programa.
Os temas apresentados foram importantes, o que nos levou a crer pelas respostas e explanações do público, principalmente para os alunos que demonstraram motivação e interesse por cada assunto abordado. O que nos leva a pensar que o jovem necessita de ouvir algo que leve a reflexão, que possa servir de subsídio para sua caminhada de maneira alegre, descontraída, tal qual a proposta do Programa Geração da Paz. As escolas não devem somente aderir ao programa e caso queiram, executar também a metodologia apresentada. Aquela idéia de que o aluno nada quer já está ultrapassada, o aluno quer sim, nós é que devemos inovar a maneira de repassar idéias e conteúdos.
O ponto alto do encontro foi o momento em que os participantes definiram de forma coletiva o perfil que deve ter o articulador que se propõe a coordenar o Programa Geração da Paz na comunidade escolar.

Chegamos a conclusão que o Encontro foi uma ação pedagógica que veio fortalecer os trabalhos que já vem sendo desenvolvido na escola.