Na quinta-feira (22/8), Terre des Hommes Lausanne no Brasil - TDH realizou uma oficina com os
alunos sobre o direito à participação de crianças e adolescentes. A
oficina aconteceu, simultaneamente, em três escolas públicas da rede de
ensino estadual: Luiza Távora Promorar; Miriam Porto Mota e Maria da
Conceição Porfírio Teles.
A atividade faz parte do calendário do Programa Geração da Paz, que
integrou o Projeto “Por uma cultura de Paz: mediação de conflitos e
práticas restaurativas nas escolas” em quatro escolas estaduais.
Amor, respeito, atenção e igualdade. Essas foram as respostas ditas
pelos adolescentes da Escola Estadual Maria da Conceição Porfírio Teles
ao serem perguntados: “Para você ficar bem, como gosta de ser tratado?”.
No decorrer da atividade foram feitos dois questionamentos: como vocês
participam na escola? E, quais as maneiras que vocês têm ou gostariam de
ter de participar na escola? Cada grupo expôs seus pontos de vista a
partir de suas realidades e trouxeram questionamentos para melhoria da
escola. O evento foi avaliado positivamente pelos participantes, que
solicitaram novos encontros.
Nádia Cândido, socióloga de Tdh Lausanne no Brasil, explicou sobre o
direito à participação, “toda criança e adolescente tem o direito de
expressar a sua opinião garantida na Convenção Internacional sobre os
Direitos da Criança”.
O projeto “Por uma cultura de Paz: mediação de conflitos e práticas
restaurativas nas escolas” é uma parceira entre Terre des hommes
Lausanne no Brasil, Ministério Público do Estado do Ceará e Secretaria
Estadual de Educação (SEDUC), que busca a resolução de conflitos com
respeito às diferenças, a valorização do diálogo, através de Práticas
Restaurativas como fator contributivo na prevenção à violência e luta
pelo empoderamento juvenil.
CAMILA CACAU
Comunicação
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