EEEP
DE SENADOR POMPEU – SENADOR POMPEU
ATIVIDADES
GERAÇÃO DA PAZ
Data: 21
de junho de 2013.
O
Geração da Paz deste mês aconteceu no contexto da Copa das
Confederações. Portanto, a emoção que une todas as torcidas em
torno deste grande evento, contagiou os alunos desta escola numa
torcida
organizada pela PAZ desde o dia l9. A partir desta data, o pavilhão
da escola ficou enfeitado com bandeirinhas verdes e amarelas e uma
grande faixa “Torcendo pela Paz”, cujo tema inspirou as
atividades desenvolvidas para celebrar o dia 22. Assim, durante a
data, os alunos usaram a
blusa
do seu time, nos intervalos ouviram músicas “Como eu quero ver o
Gol, d'O Rappa, Vou torcer pela Paz de Fernanda Abreu, além de hinos
de vários times . Também foi exibido o filme Hooligan para suscitar
uma reflexão sobre a violência das torcidas organizadas e a
possibilidade que tem cada um de estar protagonizando a cultura da
Paz ao exercitar a tolerância , o diálogo, a
reconciliação,
a justiça e solidariedade, o respeito as diferenças e a liberdade
de escolha, valores necessários para se manter relações
saudáveis e harmônicas na convivência social.
A
tarde, estudantes e professores reuniram-se no pavilhão para
apresentação de depoimentos sobre a leitura dos sentimentos
vivenciados e despertados no aprender a conviver da integração
entre o sentir, o pensar e o agir, neste dia de participação
social, culminando com um abraço coletivo de
torcida
pela PAZ.
EEM
JOAQUIM JOSUÉ DA COSTA
DEP.
IRAPUAN PINHEIRO
Nos
deparamos constantemente com os diversos tipos de violência na
escola, no futebol e na sociedade em geral. Percebemos então, a paz
como nossa maior riqueza, dai a importância de cultivarmos a paz em
todos os lugares e como a escola é formadora de opinião não
poderia ficar de fora.
EEM
ANANIAS DO AMARAL VIEIRA - MOMBAÇA
ATIVIDADES
GERAÇÃO DA PAZ
Estamos
trabalhando o tema sistematicamente a partir dos fascículos da
Demócrito Rocha, em maio desenvolvemos uma atividade simultânea em
todas as salas, onde promoveu-se um debate sobre a solidariedade, a
não violência o respeito à diversidade, culminando com um momento
de sensibilização.
EEM
PROFESSOR PEDRO JAIME
MOMBAÇA
FOTO DA ESCOLA NA
CAMINHADA DA PAZ."MOMBAÇA EM PAZ É VOCÊ QUEM FAZ.
FOLDER
DA III NOITE CULTURAL .SUCESSO.
CEJA
DE SENADOR POMPEU
Cultura
de Paz – AGENDA
Planejamento
Junho-07/06/2013
Sensibilização:
Persistência Texto
Cultura
de Paz- Preservar o planeta.
Meio
ambiente saudável
O
capítulo VI da nossa Constituição se refere ao meio ambiente no
que diz respeito aos direitos, deveres do cidadão e do Estado. Sendo
assim, o Art. 225 nos diz que: “Todos têm direito ao meio ambiente
ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à
sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à
coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes
e futuras gerações”.
A
própria Constituição define que é papel do Poder Público, ou
seja, é obrigação do Estado assegurar a efetividade do direito a
um meio ambiente saudável e digno. Mas como isso ocorre? A
Constituição diz que o Poder Público tem a obrigação básica de
preservar e restaurar o sistema ecológico e a sua diversidade,
proteger a fauna e a flora e promover a educação ambiental em todos
os níveis de ensino e a conscientização pública para a
preservação do meio ambiente.
Você
acredita que isso ocorre na prática ou é só mais uma determinação
que está escrita e não tem validade? Se formos parar para pensar,
ao longo da nossa vida, certamente, em algum momento, fomos
conscientizados de como devemos agir perante a natureza e o meio
ambiente. Certamente você já aprendeu algo sobre isso em sua
escola, viu alguma campanha publicitária, algum familiar deve ter
comentado sobre isso. Caso nenhuma dessas situações lhe aconteceu,
pense um pouco, o material que você está tendo acesso neste momento
representa um esforço do Estado e da sociedade civil em transmitir
esses valores tão importantes para você, para seus amigos e para
todos infelizmente, existem algumas pessoas que não dão a mínima
importância para a natureza e para o meio ambiente, acreditam que
jogar um papelzinho no chão não faz a diferença, que é só mais
um papelzinho à toa e ainda usam a desculpa: “Já está tão sujo
mesmo então, tanto faz”.
É
necessário que nós nos conscientizemos de nossas obrigações. É
impossível que o Poder Público cumpra, sozinho, essa tarefa, esse
dever. Uma cidade limpa, um meio ambiente saudável e digno depende
muito de nós e do cumprimento dos nossos deveres enquanto cidadãos.
Devemos saber também que lesar a natureza (tanto a fauna, como a fl
ora) é crime! O terceiro parágrafo do artigo 225 impõe que: “As
condutas e as atividades consideradas lesivas ao meio ambiente
sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções
penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar
os danos causados.”
Agora
vamos ver na prática! Em 2010, uma emissora nacional resolveu fazer
um teste para eleger as cidades mais sujas do Brasil. O teste
consistiu em uma solicitação das companhias municipais de limpeza
pública para que parassem de limpar algumas ruas pesquisadas em um
determinado trecho de 1 km, durante o horário comercial de um dia.
Ao final do dia, as companhias de limpeza retornariam para coletar o
“lixinho à toa” e colocar na balança o peso da nossa
negligência. O resultado foi o seguinte:
1º
lugar: Salvador = 1.200 kg (campeã da sujeira)
2º
lugar: Fortaleza = mais de 1.000 kg
3º
lugar: Belém = 710 kg
4º
lugar: Rio de Janeiro = 680 kg
5º
lugar: São Paulo = 540 kg
Na
pesquisa, Curitiba foi considerada a cidade mais limpa. Produziu 33
kg.
O
resultado da pesquisa é alarmante e assustador. O pior é que, na
maioria das vezes, as pessoas inventam as mais variadas desculpas
para justificar as suas falhas. Alguns dizem que não viram a
lixeira, outros dizem que não tinha. Até quando iremos agir dessa
maneira? Está na hora de mudar! Não é apenas devido às
penalidades que o crime ambiental impõe que devemos nos interessar
pela preservação do meio ambiente. A nossa conduta deve ir além da
penalidade, antes de tudo, deve ter por finalidade a nossa própria
preservação, pois vivemos no planeta Terra e é fundamental que
possamos zelar por ele. Como seres humanos, fazemos parte da
natureza, somos também natureza. Preservar a natureza é preservar a
vida humana, dignidade e auxiliar na construção de um mundo mais
harmônico e pacífico
(Para
maior aprofundamento ver módulo 8 do curso geração de paz - FDR)
Atividades
1.Como
você interpreta o conceito de subsistência humana? Você considera
que esse conceito é definitivo ou vive em constante transformação?
Justifique a sua resposta.
2.Qual
a sua opinião em relação ao Estado brasileiro e a sua atuação
enquanto
garantidor
do bem-estar e da dignidade do homem? Você acredita que o nosso
país
consegue cumprir o que a Constituição propõe? Justifique.
3.O
que você entende por cidadania?
4.Como
o cidadão pode contribuir para auxiliar o Estado a instituir uma
geração de paz?
5.Como
se definem os direitos básicos?
6.Dos
direitos sociais básicos que estudamos, você considera que existe
um mais essencial do que o outro?
7-Você
também se sente responsável pelo meio ambiente?
8-Será
que em algum momento da sua vida você já desrespeitou o meio
ambiente?
9-
Você já viu alguém prejudicando o meio ambiente? Você teve alguma
reação?
10-Você
acredita que é possível listar uma escala em níveis de importância
ou ambos estão no mesmo patamar? Justifique a sua resposta
Sugestão
de vídeo (Tenho-os na coordenação).
Programa
cidades sustentáveis.
Consumo
racional na ordem do dia.
Carta
escrita no ano 2070.
Falta
de água no mundo.
Planejamento
Junho 14/06/2013
.
Cultura de Paz- Preservar o planeta. Seminário na
turma.(sugestão)
Vídeos
– Fasc.. 5.FDR
A
paz não nasce sozinha. O que é necessário para construi-la?
Compreendendo
a paz como a harmonia entre a paz individual, social e ambiental. Paz
e confiança. Paz e respeito. Paz e tolerância. Relações entre a
geração da paz e os direitos humanos.
Qual
a descrição de um cenário de paz?
Poderia
ser assim: uma manhã, em horário próximo ao nascer do sol.
Silencio. Ausência de ruídos produzidos por motores,rádios,
aparelhos eletrônicos. Somente os pássaros cantando, talvez som de
água – um riacho ou as ondas do mar. Sossego, brisa suave, sol que
ainda não queima. Nem temos muita fome, nem sede. Sem preocupações,
aguardamos o dia, na quietude de um relógio que não faz barulho ao
andar. Quanto tempo dura este momento?
Provavelmente
é difícil de dizer... perdemos a noção das horas!
.Recuperação
do 2º período.
Encontro
Matriz de referencia ENEM
18/06
LP/LE Cristiano e Jaqueline
19/06
BI/FI Louraynne e Alice.
Entrega
das notas. Data:
São
João da escola.
Programa
Atleta na escola.
Diários
de classe.
.
Texto final.Pessoas são dons. Sugestão de dinâmica.
Planejamento
das aulas.
Enviado por:
Fátima Barbosa
Assessora CEDEA
CREDE 14 - Senador
Pompeu
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