terça-feira, 27 de janeiro de 2015



Crede 02 Itapipoca
EEFM NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO


Na EEFM Nossa Senhora da Assunção as ações do Projeto Geração da Paz estiveram presentes nas diversas atividades realizadas na escola, com avanços significativos que podem ser comprovados por diversos fatores que se tornaram evidentes nos resultados alcançados.

Foram realizas Oficinas do Projeto, Feira Cultural e Científica e Caminhadas Pela Paz em nosso distrito. Tudo isso graças ao intensivo trabalho realizados pelos Grupo de Jovens em conjunto com os demais alunos, Professores e com o Núcleo Gestor.

Assim, a escola é um ambiente ideal para que o aluno cultive uma cultura de Paz necessária para que o mesmo possa vivenciar experiências construtivas nos diversos ambientes que venha atua.. 






quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


52ª edição da Agenda 22

Neste dia 22 de janeiro de 2015, a equipe do Programa Geração da Paz fez uma acolhida no Pátio Coberto da SEDUC, na qual convidou à reflexão sobre o desafio de formar o cidadão para atuar em um mundo moderno, no qual a revolução tecnológica nos conecta ao mundo virtual e nos desconecta do mundo real.

Assim, em nosso mundo real, cotidiano, estamos a cada dia nos distanciado de relações pessoais e profissionais mais afetivas, respeitosas, humanas...
 
Por isso, nesse dia 22 de janeiro de 2015, em nosso encontro mensal da Agenda 22, convidamos a todos e todas, a refletir e vivenciar atividades de promoção da paz, através da conexão consigo mesmo e com o outro... em casa, na rua, no trabalho, na escola!!!!


Dessa forma, onde estivermos, que possamos realizar pequenos atos de percepção e conexão com o nosso próximo: um olhar, um sorriso, um cumprimento, um abraço, um elogio...
 
Que nossa conexão humana seja inteira, completa, sistêmica, virtual e real!

Um grande abraço!


Flavio Mesquita

Coordenador do Programa Geração da Paz

SEDUC / UNESCO

O VIRTUAL E O REAL por Manuel Álvaro S. Jesus

Estamos vivendo um período em que dois mundos se confundem: o virtual e o real.
Muitas pessoas, especialmente jovens, adolescentes e crianças, dedicam horas do seu dia no mundo virtual.
Por falta de alguém que lhes oriente ou lhes faça companhia no mundo real, buscam suprir essa carência na Internet.
Batem longos papos... virtuais. Olhos nos olhos? Não. Talvez nem se conheçam.
Trocam abraços apertados, mas não sentem o calor humano.
Enviam flores... virtuais. Sem perfume, sem textura, sem graça...
É um mundo atraente, porque oferece uma grande variedade de opções e exige esforço mínimo.
Nesse mundo, gastam horas e horas sem perceber que o tempo passou.
Sentam-se confortavelmente diante de um microcomputador e viajam pelo mundo... sem sair de casa.
Não é preciso enfrentar problemas no trânsito, nem pagar passagem, nem sofrer com a chuva, com o calor ou o frio.
Muitos entram pelas portas desse fascinante mundo virtual em plena luz do sol e só se dão conta que já raiou um novo dia quando o sono avisa que a madrugada chegou.
Nesse mundo em que amigos imaginários se encontram, pouco importa a realidade de uns e de outros.
Eles não se conhecem, ou se conhecem pouco, mas trocam inúmeras informações, nem sempre verdadeiras, pois isso não tem tanta importância.
Vivem intensamente esse mundo, onde a imaginação tem asas...
Onde se pode fazer o que se deseja sem que ninguém saiba. Conectar-se com os mais variados assuntos e obter prazeres imaginários.
Poderíamos até dizer que para alguns esse mundo virtual é mais fascinante que a realidade.
Mas será que o uso desmedido desse recurso não está nos tornando insensíveis, falsos, viciados, promíscuos?
Será que não estamos navegando em águas sombrias e perigosas?
A Internet é um avanço importante para facilitar nossa vida e abrir novas portas de comunicação e integração entre criaturas.
No entanto, não surgiu para que fechemos a porta do mundo real.
Não surgiu para que evitemos o contacto físico com nossos familiares, nossos vizinhos e amigos.
O mundo virtual, por mais atraente que seja, não tem calor, nem perfume, não tem a vibração da natureza, nem o brilho do sol.
É um mundo onde tudo é válido... Mas nem tudo é verdade.
Sem o contacto pessoal não se pode perceber o apoio num sorriso, a compaixão num olhar, o calor de um aperto de mão, nem a docilidade de um gesto de ternura.
Quem se isola no mundo virtual acaba perdendo a sensibilidade e desenvolvendo a indiferença diante dos acontecimentos reais.
A Internet surgiu para abrir novas possibilidades em nossas vidas, e não para que nos isolemos em casa, fugindo da realidade para viver da imaginação.
Nossa caixa de mensagens pode estar abarrotada de beijos, abraços, bom dia e boa noite, feliz aniversário e outras felicitações... Virtuais.
Isso tudo pode ser apagado com apenas um clique ou com um defeito qualquer na máquina.
Mas quando um abraço aproxima dois corações e uma voz deseja um bom dia com convicção, os registros ficam gravados na alma, onde nada, nem ninguém, pode
apagar.
Por todas essas razões, abra as portas e as janelas para que o sol penetre em sua vida.
Note os vizinhos... Eles podem estar precisando de alguém que lhes diga:
"olá! Tenha um bom dia!"
Ouça o choro ou a gargalhada de seus irmãos. Eles são reais e não estão no mesmo lar que você por acaso.
Não se tranque em seu mundo virtual.
Sinta o perfume das flores...
Ouça o canto dos pássaros...
Ande na areia e deixe a espuma das ondas tocar seus pés...
Vivendo intensamente o mundo real, você perceberá que o mundo virtual terá outro significado em sua vida.
Um significado mais belo e mais abrangente.
Deixará de ser fim para ser um excelente meio de progresso.
Pense nisso!


Programa Geração da Paz e Crede de Itapipoca certificam escolas

No dia 19 de janeiro último a CREDE de Itapipoca realizou solenidade de Certificação do Programa Geração da Paz, com a participação do Coordenador e a Articuladora do Programa na SEDUC, prof. Flavio Mesquita e profª Dóris Leão, respectivamente, juntamente com o Orientador da CEDEA da 2ª CREDE, Prof. Francisco Lucas Alvino da Silva e equipes da Crede, diretores e  coordenadores.
O evento ocorreu na EEM Monsenhor Tabosa, por ocasião da Jornada Pedagógica, no horário de 8:00h às 17:00h, iniciando com a palestra do prof. Lucas Alvino, denominada “Big Five” que trata do desenvolvimento de competências socioemocionais, através das quais tanto crianças como adultos aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável, entre outros. Após a palestra houve um momento de debate sobre a temática com os gestores presentes. Os Institutos Porvir e Ayrton Senna lançaram um especial sobre Competências Socioemocionais, que pode ser acessado no link: 



À tarde, foram realizadas várias atividades voltadas para a avaliação do ano letivo de 2014 e planejamento de 2015.

Ao final do evento, as escolas foram certificadas pela 2ª CREDE e Programa Geração da Paz, como forma de reconhecimento ao trabalho realizado no ciclo de quatro anos de atuação do programa na rede estadual de ensino do Ceará.


Confira as escolas certificadas da 2ª CREDE:

CREDE 02 – ITAPIPOCA

01. EEM RAIMUNDO NONATO RIBEIRO

02. EEEP ADRIANO NOBRE
03. E.E.F.M. ANASTÁCIO ALVES BRAGA
04. EEFM ANTÔNIO CUSTÓDIO DE MESQUITA
05. EFM PROFESSORA ESTEFÂNIA MATOS
06. EEEP LUIZ GONZAGA FONSECA MOTA
07. E.E.M. ETELVINA GOMES BEZERRA
08. EEM JOAQUIM MAGALHÃES
09. EEM PROFESSORA MARIA LUIZA SABÓIA RIBEIRO
10. EEM MARIA NAZARÉ DE SOUSA
11. EEFM MONSENHOR ANTERO JOSÉ DE LIMA
12. EEFM NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
13. E.E.M SÃO SEBASTIÃO
14. EEM MONSENHOR CATÃO PORFIRIO SAMPAIO

Confira as fotos do evento:

























sexta-feira, 16 de janeiro de 2015


Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça abre inscrições



Com o objetivo de formar profissionais aptos/as a atuar no processo de elaboração, monitoramento e avaliação de programas e ações que possam assegurar a transversalidade e intersetorialidade de gênero e raça em todas as políticas públicas surge o Curso de Extensão em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.


Desta maneira, o curso está voltado à formação de gestores e de lideranças preocupadas com as reivindicações e expectativas de setores tradicionalmente excluídos.

Sobre o Curso


O Curso será ofertado pela Universidade Federal do Ceará, através do Instituto UFC Virtual e do Mestrado de Avaliação em Políticas Públicas (MAPP), em convênio com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES),a Secretária de Políticas para Mulheres (SPM/PR),a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SPPIR/PR), a ONU Mulheres, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CLAM/IMS/UERJ).

O curso será ofertado em Fortaleza e em Sobral, e terá o início das aulas no mês de março de 2015.


Confira o edital:

http://www.ced.seduc.ce.gov.br/images/Editais/editalgpp.pdf 


Realize a inscrição no formulário online:

 
UFC Virtual abre inscrições para Curso de Gênero e Diversidade na Escola
 
A Universidade Federal do Ceará, através do Instituto UFC Virtual, em convênio com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) abre inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de extensão em Gênero e Diversidade na Escola – GDE.
O Curso de Gênero e Diversidade na Escola (GDE) que será ministrado tem como base as diretrizes dispostas no Manual Operacional da Rede de Educação para a Diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).
Com o intuito de oferecer aos profissionais da rede pública de Educação Básica, conhecimentos acerca da promoção, do respeito e da valorização da diversidade étnico-racial, de orientação sexual e identidade de gênero, colaborando para o enfrentamento da violência sexista, étnico-racial e homofóbica no âmbito das escolas.

Confira o edital:


http://www.ced.seduc.ce.gov.br/images/Editais/EditalGDE.pdf

Realize a inscrição online:


https://docs.google.com/forms/d/1YogZDV2YgDY1qQd3dfL4r94o-TaZWQCL7e7RZZNssH0/viewform




UFC Virtual oferta Curso em Extensão em Formação de Conselhos Escolares – 2015/01


A Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual – Instituto UFC Virtual (IUVI), em convênio com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares (PNFCE) abre as inscrições para a seleção da primeira turma do Curso de Extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares - Fase I e II, em nível de Extensão Universitária no ano de 2015.

DO PÚBLICO ALVO

O curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares destina-se aos (às) profissionais técnicos da educação, da Secretaria Estadual, Centros Regionais de Educação e/ou Secretarias Municipais de Educação dos Estados do Amazonas - AM, Acre - AC, Amapá – AP, Ceará – CE, Maranhão – MA, Mato Grosso do Sul - MS, Pará – PA, Roraima – RR, Rondônia – RO e Tocantins – TO.

Confira o edital:

http://www.conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticia/8-site/103-edital-2015-1

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015


Programa Geração da Paz e Crede de Tianguá certificam escolas


No dia 12 de dezembro último a Coordenadora da CREDE de Tianguá, Ana Geovanda Mourão Rezende, a Formadora do Programa Geração da Paz, Mirian Cavalcante e equipes da Crede, diretores, coordenadores, professores e alunos realizaram evento de Certificação do Programa Geração da Paz.


O evento ocorreu no Santuário Mãe Rainha, em Ubajara – CE, no horário de 13h às 17h, iniciando com acolhida da professora Ana Geovanda, que fez uma retrospectiva das atividades relacionadas à promoção de uma cultura de paz na região da CREDE de Tianguá e no Ceará.


Em seguida professores e alunos abrilhantaram o evento com apresentações musicais e esquetes teatrais, além de relatos de experiências das escolas.


Ao final do evento, as escolas foram certificadas pela 5ª CREDE e Programa Geração da Paz, como forma de reconhecimento ao trabalho realizado no ciclo de quatro anos de atuação do programa na rede estadual de ensino do Ceará.


Confira as escolas certificadas da 5ª CREDE:
CREDE 05 – TIANGUÁ

01. EEFM ANTONIO RAIMUNDO DE MELO

02. EEM JOAQUIM BASTOS GONÇALVES
03. EEM FLÁVIO RODRIGUES
04. EEM MARIA MARINA
05. EEM MONSENHOR ANTONINO
06. EEEP DEPUTADO JOSÉ MARIA MELO
07. EEM MONSENHOR MELO
08. EEFM ROSA MARTINS
09. EEEP ANTONIO TARCÍSIO ARAGÃO
10. EEM AUTON ARAGÃO
11. EEFM DELMIRO GOUVEIA
12. EEM ANTONIO PEREIRA DE FARIAS
13. DONA THEREZA ODETTE
14. EEEP ISAIAS GONÇALVES DAMASCENO
15. EEFM FARIAS BRITO
16. EEM MINISTRO ANTONIO COELHO
17. LICEU DR. JOÃO ALMIR DE ALMEIDA
18. EEFM DEPUTADO TOMAZ BRANDÃO
19. EEEP SEBASTIÃO V. SOBRINHO
20. EEM MONSENHOR AGUIAR
21. LICEU JOSÉ NI MOREIRA
22. EEFM TANCREDO NUNES DE MENEZES
23. EEM DE ARAPÁ
24. EEEP GOV WALDEMAR ALCÂNTARA
25. EEM FLÁVIO RIBEIRO LIMA
26. EEM GRIJALVA COSTA
27. EEFM DEP. MANOEL RODRIGUES
28. EEM DR. JULIO DE CARVALHO
29. EEM IRMÃ LINS
30. EEEP JOSÉ V. FONTENELE

Confira as fotos do evento: